28 outubro 2016

O desprendimento e simplicidade que o mundo está precisando.


É certo que o mundo está em constante transformação, evolução, mas a essência, os valores, está acompanhando essa mudança, e isso é preocupante. A valorização do TER cresce a cada dia, enquanto a preocupação com o SER está ficando a eira...

Ou seja, tudo acontece entorno do bem material.

Assumindo responsabilidade com o futuro, é responsabilidade de todos nós cidadãos, principalmente pais e mães, que deixarão o fruto da sua descendência no mundo.

Se a gente assumir o compromisso e a responsabilidade de cuidar dos nossos filhos, através da simplicidade da vida, temos a chance de criar filhos mais humanos, menos egoístas e consumistas… Criaremos pessoas que pensam no próximo.

Sinto o peso do desprezo, por assumir a maternidade como um trabalho árduo, difícil, mas necessário para a criação de um ser humano mais feliz, seguro…
Mas mesmo assim, sigo feliz e consciente de estar fazendo a coisa certa, sempre que vejo o primeiro sorriso do meu filho pela manhã, dizendo: “bom dia mamãe, vamos brincar?”.

Pode parecer loucura aos olhos humanos, mas precisamos retroceder, para progredir, para avançar.
Precisamos nos desprender dessa competição insana pelo comprar, ter, fazer... Para dar espaço a simplicidade e calmaria dos dias, da vida...

O mundo está delegando e terceirizando algo precioso, que também é muito perigosa essa terceirização, que é o amor e os cuidados individuais, das crianças.

Estamos anulando e roubando o livre brincar, a livre escolha da infância, por regras e ocupações escolares diárias, em tempo integral...

Os professores não conseguem suprir o amor e atenção individual, que toda criança anseia, diante do número de crianças em sala, e porque também não faz parte do âmbito escolar...

“Temos que nos tornar a mudança que queremos ver no mundo!”, diz Mahatma Gandhi.

Eu quero para o mundo, que as crianças sejam mais amadas, abraçadas, beijadas, e que brinquem muito.
Eu quero um mundo com mais compaixão, solidário, com valores em fé, respeito, humildade, honestidade... Isso tudo é formação de caráter, é um conjunto de características e traços que vão moldando os indivíduos, conforme são criados, são ensinados...

E essa mudança que desejo ver no mundo, depende de mim, por isso estou aqui, cuidando da minha sementinha com todo amor, a fim de que ela ou ele nesse caso, com muita fé e dedicação diária, se torne um ser humano bom, do bem.

A Psicoterapeuta Maria Helena Masquetti, escreveu algo importante neste post aqui, mas quero compartilhar um trecho que gostei muito. Veja:  

- Se o bem-estar e o desenvolvimento das crianças não for prioridade para uma comunidade ou nação, nada mais poderá ser, uma vez que serão elas que tocarão em frente nossa busca de um mundo melhor.

Bom, que tal pensar menos no material, nos desprender dos prazeres momentâneos e nos focar mais na simplicidade dos dias, na educação e cuidados dos filhos em casa?
Só assim faremos um bem enorme para os filhos e com certeza para a sociedade.

E se você quiser entender de qual simplicidade estou falando, recomendo a leitura deste post aqui. Gostei muito do texto, e reflete bem meus pensamentos...
Beijos no seu coração, e até a próxima.

24 outubro 2016

Dia do Brinquedo na escola. O que aprender com essa data?


Um costume administrado por muitas escolas, seja das redes públicas ou particulares, é o Dia do brinquedo na escola.

Nesse dia, cada criança escolhe um brinquedo do seu gosto e leva para a escola, a fim de usufruir um tempinho do período escolar, com um brinquedo de sua preferência.

As escolas geralmente recomendam não enviar brinquedos caros ou de valor sentimental, para não ter problemas futuros entre crianças e pais, em caso de quebrar ou perder o brinquedo.

Cada escola escolhe um dia da semana para adotar essa atividade, e na maioria das escolas, o dia da semana mais atrativo é na sexta ou na segunda-feira.
A escola do meu filho adota a segunda, para atrair as crianças nesse dia considerado um dia muito preguiçoso. O objetivo é atrair as crianças nesse dia, muito comum de faltas nas escolas...

E nós como pais, formadores de opiniões, valores, e com o compromisso e responsabilidade de educar, devemos não apenas tratar esse dia com o dia da diversão, um dia lúdico, mas aproveitar essa data para ensinar alguns valores e comportamentos aos filhos.


Compartilhar.
É certo que isso deve ser ensinado, porém não obrigar a criança a fazer. Devemos obviamente ser o exemplo, porém também ensinar. 

Em casa compartilhamos os alimentos, o carro, a cama, alguns objetos particular dos pais com os filhos para brincar... E já vou logo lembrando (risos), se você tem coisas que são somente suas, particulares, que nunca seu filho ou filha pode se quer olhar, mexer, ou brincar (se for o caso), dificilmente a criança conseguirá compreender a ação compartilhar. Somos o exemplo e reflexo, sempre!

Converse com seu (sua) filho (a) sobre compartilhar e brincar junto com os amiguinhos... A brincadeira pode ficar bem mais divertida quando compartilhamos, quando brincamos juntos.

Emprestar é um ato de empatia.
Já aconteceram várias vezes do meu filho levar um brinquedo na escola, e acabar emprestando para o amiguinho que esqueceu o brinquedo em casa.

Converse com a criança sobre o ato de emprestar algo a outra pessoa. Diga: A gente empresta, fica um período sem, mas depois a pessoa (ou a criança, nesse caso) devolve do mesmo jeito que emprestamos. A satisfação de fazer o bem a outra pessoa, é algo gratificante, mesmo que naquele momento a gente não usufrua do acontecimento (ou brincadeira).
Aconteceram várias vezes de o meu filho levar mais de um brinquedo, para emprestar aos amiginhos que se esquece de levar...rs

Quebrou, e agora? 
Gente, eu sei, quebrar um brinquedo querido, especial, ou de fato que seja muito caro em termos financeiros, não é fácil eu sei, mas pode acontecer Sim!

E às vezes, por mais cuidado que tomamos, os acidentes acontecem... E se acontecer paciência, essa é a minha opinião.

Não é que não dou valor para os brinquedos, ou que não sei valorizar o sacrifício exercido mensalmente para comprar um brinquedo caro, por exemplo, não é isso... 
Mas brigar, também não adianta nada, e não resolve o problema do brinquedo quebrado.

Converse em casa antes, sobre a possibilidade de quebrar o brinquedo, e se mesmo assim a criança quiser, precisa reforçar os riscos de ficar sem o brinquedo. Acho que mais vale uma satisfação, uma alegria momentânea entre amigos, do que um brinquedo intacto para guardar no armário e levar até a velhice... Mas isso vai de cada família, então só posso falar da minha opinião.

Aprendendo a cuidar das coisas.
O interessante da criança levar um brinquedo muito incrível, caro, que corre o risco de quebrar ou perder pecinhas, é que nessa situação temos muito a ensinar, como: explique para a criança que terá que cuidar do brinquedo; prestar atenção para não perder ou esquecer alguma pecinha do brinquedo; a criança terá que ter paciência para ensinar os amiguinhos a brincar sem quebrar; em caso de perda ou quebra do brinquedo, a criança aprende que situações adversas acontecem... 

No meio das situações reais entre amigos, as crianças vão crescendo e aprendendo a se virar em determinadas situações, a lidar com as adversidades, a compreender os sentimentos em relação aos seus pertences e aos amigos em volta.

Se quebrar, devo cobrar? 
Brinquedos e coisas quebram a toda hora, sendo um acidente ou não. O que fazer nessa hora?
No meu ponto de vista como mãe, pacificadora dos atos e atitude infantis (rs), o melhor a fazer é deixar tudo como está, sem cobrar ninguém, mesmo que a quebra do brinquedo tenha sido proposital.

Melhor que seja quebrado um brinquedo, do que o coração de uma criança com palavras rudes de um pai e uma mãe no momento de fúria e correção... 

Lógico que a professora deve orientar a criança que quebrou o brinquedo, que isso não se deve fazer, mas enfim, a história encerra ali, porque o certo mesmo é não levar o brinquedo que não pode ser quebrado.

"Se os pais não toleram" de forma alguma que o brinquedo retorne quebrado, mesmo que seja um acidente, então o melhor a fazer é não levar o brinquedo na escola. Assim a criança não corre risco de frustrar os pais.

Saiba que essa atitude de intolerância, é muito perigosa por parte dos pais, porque estamos mostrando aos nossos filhos o quanto nos importamos com os bens materiais, muito mais do que os sentimentais, e o bem estar...

Devo pagar o brinquedo que meu filho quebrou?
Geralmente a escola e professora resolvem os problemas ocorridos por lá, mas ao chegar a casa, a criança pode ter um sentimento de culpa e contar para os pais o que ocorreu. 
Nesse caso, o que fazer?

Se acontecer comigo (eu Jú), eu entro em contato com a escola, envio um bilhete escrito à mão para os pais e para a criança também, pedindo desculpas e lamentando o ocorrido...

Se meu filho quebrar um brinquedo propositalmente, eu preciso antes de tudo entender o que está acontecendo internamente com meu filho, sem brigas ou discussões, porque na verdade o buraco é mais embaixo, e os pais precisam ter empatia nesse momento. Isso para crianças maiores... Se meu filho quebrar um brinquedo de propósito, eu não compraria outro somente se eu não tivesse condições, porque independente de qualquer regra ou orientação da escola, o que vale é o bom senso e o respeito sempre... 

O interessante é observar quais sentimentos os filhos apresentam em relação ao amiguinho que teve o brinquedo quebrado... O sentimento demonstrado pela atitude impulsiva em quebrar o brinquedo, ou seja, está arrependido ou indiferente... Tudo isso serve de base para os pais observarem quais atitudes os filhos estão tendo em relação ao próximo e conversar em casa...

Nossas atitudes de honestidade sempre são referência para nossos filhos, sempre!
Pensem nisso.

Não existe uma regra informando se devemos ou não cobrar pelo brinquedo quebrado, ou se é necessário pagar por ele... O que vale sempre é a consciência tranquila, é o diálogo, e o bom senso para tudo.

Aqui em casa eu deixo levar o brinquedo mesmo que seja caro, porque eu converso sobre as possibilidades de perder, de quebrar propositalmente ou acidentalmente, de alguém roubar (porque acontece), ensino sobre compartilhar e emprestar, enfim, converso sobre o lado bom e o ruim, sem fazer pressão emocional, deixando meu filho livre para escolher!

E depois do que adianta ter um brinquedo bacana e não ter ninguém para brincar?
É brincando que se aprender a cuidar, dividir...

Não faça desse dia um fardo, mas um dia de aprendizado, de ensinamentos, de alegria entre amigos e amigas da escola... Tem várias situações bacanas para aprender, explorar e ensinar aos filhos, não é mesmo?
Converse com as crianças em casa, explore sobre os acontecimentos desse dia especial na escola!

E deixe aqui nos comentários, o que você pode complementar nessa listinha de aprendizado, que vou amar aprender com você...
Beijos no coração e até a próxima.

14 outubro 2016

Ser criança é...

Ser criança é fazer um longo estágio na felicidade...
♥ ♥ ♥ 
Ser criança é assim...

É não ter hora para acordar...
E se possível, o mais tarde se deitar... E somente se preocupar, sobre do que hoje vamos brincar...

Ser criança é desejar brincar 24 horas por dia, sem pausa para comer ou dormir, porque nada mais importa do que correr e sorrir...

Comer, dormir, tomar banho, parece até um sacrifício e desperdício...
Porque o tempo de brincar é urgente, urgentíssimo...

Enquanto brincam, não tem fome...
Enquanto brincam, espantam o sono...

Criança nunca cansa, nunca quer parar de brincar, e quando escutam a voz de sua mãe dizendo:
- Vamos, hora de entrar.
- Por hoje chega, hora de dormir.
Logo seu sorriso se transforma em pranto, parecendo que o mundo está acabando...

Mas basta crescerem um pouco, para perceber que no outro dia tudo começa de novo... Que comer e dormir, não é tão ruim assim, na verdade carrega e da energia, para um longo dia de alegria...

Correr e brincar são a única importância da infância que eternamente vamos carregar...

- A escada do escorregador dá um pouquinho de trabalho para subir, mas a recompensa vem ao escorregar, com o vento batendo no rosto e os cabelos a balançar.

- Voando na balança, eu não me canso de lembrar...
Balançando para frente e para trás, dando impulso com os pés, impedindo do vôo se acabar...

- Girar o mais rápido possível no gira-gira, e não pode vomitar (risos)...

- É também se esconder bem, para não ser encontrado... E saber procurar os amigos, que estão bem escondidos...
Ahaaa como eu amava brincar de esconde-esconde... E a brincadeira sempre tinha que parar, para um amigo café com leite, que acabou de chegar... Mesmo sendo café com leite, o importante é sempre brincar...

Ser criança é rir alto...
...é falar de boca cheia...
...é falar um palavrão, mesmo sem entender o verdadeiro sentido e razão...

Criança é inocente, por isso não ofende...
Criança é pura, mesmo que acerte e quebre o vidro da janela tua...

Criança é tagarela, por vezes sapeca (risos)...

Criança comeria sorvete no café da manhã, almoço e jantar...
E de sobremesa chocolates e balas, até se lambuzar...

Criança não sente frio, pode lá fora nevar, gear ou congelar, que a blusa começa a pinicar...


Amarelinha, bola, corda ou bambolê, criança não para de se mexer...

Do Oiapoque ao Chuí, criança é tudo igual, brinca muito, e Não tem bateria que consiga copiar a sua energia...

Ser criança é correr e brincar, de preferência com os pés descalços, com nada a se preocupar...

Ser criança é se lambuzar com o resto de massa de bolo de chocolate, que fica na tigela... Passando os dedos e levando a boca... Hummm que delícia, sentir o gostinho do bolo, antes mesmo de ficar pronto!

Ser criança é poder ser quem a gente imaginar: rainha, rei, presidente, professora, fada, bombeiro, policial, super-herói, cozinheira...
É salvar o mundo com alguns poderes, é reinar em seu castelo feito de algodão doce...
É estar na praia e de repente ir para as montanhas, procurar cavernas misteriosas...

Sim, as brincadeiras proporcionam tudo que as crianças desejam, através da criação e imaginação!

Na infância a gente cria, fantasia, imagina, sonha, e realiza tudo isso brincando...
Na infância, e somente na infância podemos ser quem a gente quiser...

Ai a infância, sempre cheia de lembranças...

♥ ♥ ♥ 
Mais um dia das crianças chegou, e eu desejo toda essa felicidade, de criar, brincar, imaginar, expressar toda essa infância livre, pura e feliz. 

Beijos no coração!

13 outubro 2016

Livro Infantil: A Bíblia em quebra-cabeças.

Ter amigos deixa a nossa vida bem mais especial...♥ ♥ ♥
Minha amiga querida Cris, do blog Prosa de Mãe, enviou um presente para meu filho Vitor. Conheci a Cris nessa jornada de blogs maternos, vida de mãe, criação e educação dos filhos, e aos poucos nossa amizade foi crescendo...

Cris é uma mulher Cristã, assim como eu, por isso resolveu dar um presente muito especial de aniversário para o Vitor, que é um livro infantil: A Bíblia em quebra-cabeças. 


É um livro muito colorido, lindo, com algumas passagens da Bíblia, e junto um incrível quebra-cabeça para a criança além de ler ou ouvir a história contada pela mamãe, pode brincar também.



  

Com esse livro infantil, você consegue falar de uma forma simples e resumida para as crianças, sobre algumas passagens importantes que estão escritas na Bíblia.
Cada página têm algo grandioso da Bíblia e um quebra-cabeça ao lado para a criança brincar. São 6 histórias bem curtinhas, com 6 quebra-cabeças.

O Vitor amou o presente, e quase todos os dias a gente pega o livro, e eu leio uma página para ele, conversamos sobre aquela passagem da Bíblia, enquanto ele monta o quebra-cabeça. Uma maneira lúdica de compreender os feitos de Deus.

E conversando com o meu filho, descobri o quanto é importante a gente sempre falar das nossas crenças, valores e fé aos nossos filhos...
Enquanto eu estava lendo, que Deus criou o mundo, o sol, as estrelas, os oceanos, os animais... 

Ele respondeu que sabia que Deus havia criado tudo, mas que alguns amiguinhos da escola não acreditam, e dizem que o mundo se fez sozinho.

Foi ai, que percebi ainda mais a minha responsabilidade na criação dos valores, das crenças e tudo mais.
Obviamente que instrui o Vitor a respeitar a opinião do amiguinho, mas reforcei que eu creio em Deus, Jesus e nos seus feitos, e assim segui afirmando e ensinando em que acredito...

“Ensina a criança no CAMINHO em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22:6. 

Lá no blog da Cris, Prosa de Mãe, você encontra muitos textos bacanas, e para quem deseja mais materiais que ensinam à palavra de Deus as crianças, tem uma dica bem legal nesse post aqui.

Então, é isso, fiquem com Deus e até a próxima.
Beijos.